Virtude 10: Segui a hospitalidade.



Segundo o dicionário, a palavra “hospitalidade” significa: “ação ou efeito de hospedar; hospedagem. Característica da pessoa hospitaleira; qualidade do lugar em que há boa acolhida. Maneira de tratar que expressa gentiliza e amabilidade”. Seus sinônimo mais adequado é “acolhimento”.

Já perdi as contas de quantas vezes ouvi alguém falar “não me senti acolhido” ao criticar algum lugar, ambiente e afins. Talvez você já tenha sido esse alguém. Mais uma vez procurei na gramática, dessa vez o significado de “acolhimento”, e encontrei o seguinte: “lugar em que há segurança; abrigo”. Sinônimo para “acolhimento” é “refúgio”. Preciso dizer algo mais? É muito profundo, queridão!

Nós acreditamos que só podemos encontrar refúgio no Senhor. O que é fato, se partirmos do pressuposto de que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmos 46:1), mas, meu irmão, precisamos nos abrir ao multiforme agir de Deus. Ele, normalmente, usa instrumentos para nos alcançar, e porque o nosso irmão não pode ser esse instrumento? Não aceitamos a ideia de que um ser humano seja para nós uma espécie de refúgio. De fato não é! A Palavra diz que “maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor” (Jeremias 17:5). Mas essa mesma Palavra nos diz que “assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro” (Provérbios 27:17), ou seja, um irmão pode ser instrumento de Deus para ajudar o outro. A Bíblia aconselha também, em Provérbios 17:17: “em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão” — olha só! Na angústia... Compare esse texto com o Salmo 46:1, já citado, e tire suas conclusões.

O que você precisa é seguir a hospitalidade, seguir o acolhimento, seguir o abrigo, seguir a maneira de tratar que expressa gentileza e AMABILIDADE. Aquele que segue a Jesus, que É o amor, deve ser amoroso, consigo mesmo e com o seu semelhante. Então, esteja disponível para ser refúgio para alguém... Para ser instrumento de Deus para que o amor dEle alcance seu irmão... E receba de Deus enquanto você dá!

- Alan Barbosa

Um comentário:

  1. Amém, seja um bom hospitalheiro e lembre-se tudo que vç faz é para o Senhor.

    ResponderExcluir