Qual é o próximo passo?


Ambos os meus irmãos recentemente tiveram, e é mais do que provável que isto os faz ter uma família completa. Ambos são mais velhos do que eu, e por isso o sentido de saber que eles estão em um estágio diferente do meu. Eles se conheceram e se casaram com suas esposas, compraram cães e tiveram filhos, tudo em uma sequência agradável e provável de fatos. Eu amo vê-los a construir suas vidas juntos. É uma coisa que realmente me faz muito feliz. Quando o meu último irmão se casou, eu estava no começo de meus vinte e poucos anos.  Ninguém pronunciou nada sobre mim casando-me até então.
Mas e agora? Eu tenho 26 anos, solteiro e sem filhos . Os comentários começam a surgir.

"Qual o próximo passo?"
"Quando você vai se casar?"
"Os bebês ficam bem com você!"
"É melhor começar...!"

Eu não deveria estar muito preocupada com o que eles estão dizendo. Eles só estão brincando ou me até me encorajando a ir para o próximo passo em minha vida. É inofensivo! Ninguém quer dizer nada com isso, apenas que já é hora de eu estar indo na mesma direção que os meus colegas. Faz sentido. Eu entendo.

Mas eu não me sinto muito agradável.
Acredite em mim, eu tenho plena consciência de que sou solteira e não tenho filhos. Bah, eu nem sequer tenho um emprego de verdade no momento. Estou ciente de que estou ficando velha. Estou ciente de que eu não estou seguindo os mesmos padrões de meus pais ou de meus irmãos, ou de muitos dos meus colegas. Também estou ciente de que meu relógio biológico está correndo. Oh Meu Deus eu sou tão consciente sobre tudo isso.

Então, quando você - amigos , familiares, conhecidos, seguidores do Twitter e leitores do blog - me lembrarem de que eu estou longe do que era esperado para alguém da minha idade, isso faz eu me sentir arrasada. Eu me sinto como se eu tivesse feito algo errado. Eu sinto que eu vou deixar você triste, ou que vou fazer um erro terrível.

Ao invés de me regozijar na minha liberdade, bênçãos e possibilidades ilimitadas que essa fase da vida me oferece, eu fiquei congelada, sentindo-se como se eu não sou boa o suficiente. Como se o que eu fiz até agora realmente não importa, ou que eu não tenha conseguido nada. Sou uma pessoa leviana. Sou uma defeituosa. Estou em pânico. Quando você comenta sobre esta minha fase de minha vida como se não houvesse algo que eu pudesse fazer para mudar, isso me faz sentir inadequada. Na maioria dos dias eu realmente amo onde eu estou agora, mas quando as pessoas questionam o meu estado civil, eu acho que estou atrapalhando minhas chances de fazer qualquer coisa que valha a pena em minha vida.

E se o meu objetivo final de vida não tenha nada a ver com o casamento ou filhos ou uma carreira? E se o meu objetivo fosse amar muito as pessoas, e abraçar plenamente os dons que me foram dados? Isso seria o suficiente? E se o meu objetivo de vida fosse simplesmente correr a corrida, para ser chamado de servo bom e fiel no final disso tudo? Talvez isso significasse casar-me e ter filhos, e ter uma carreira próspera, mas talvez não. Tá tudo certo se isso não acontecer?

Quando você pergunta quando eu irei me casar, eu não tenho uma resposta para você. Quando você insinuar sobre mim tendo filhos, isso me deixa com ciúmes dos novos pais. Quando você incitar sobre a falta de uma carreira estável, eu fico muito frustrada. Quando você faz essas perguntas, isso não me ajudar a crescer. Não me ajuda a sentir-me satisfeito com relação onde eu estou. Isso me prejudica bem mais do que você imagina. Talvez você esteja apenas tentando puxar assunto, ou tentando ter uma conversa fiada, mas talvez você esteja realmente interessado em minha vida. Se for isso, eu me sinto muito grata.

Gostaria, porém, de sugerir uma coisa: ao invés de me perguntar qual será o próximo passo, pergunte-me o que vem agora. Questione-me sobre o que Deus está me ensinando, me pergunte o contra o que eu estou lutando, ou o que me traz alegria. Eu estou aprendendo, estou crescendo, e estou feliz. E eu adoraria contar-lhe a respeito disso tudo.

Tenho 26 anos de idade. Eu não tenho um marido. Eu não tenho filhos. Eu não tenho uma carreira. Eu não tenho o que as pessoas esperavam que eu devesse ter , mas sou abundantemente abençoada com coisas absurdas, divertidas e fantásticas, que eu nunca teria sonhado comigo mesma.

Então, por favor, meus queridos amigos, não me pergunte qual o próximo passo. Pergunte-me o que vem agora.

Autora: Amanda Bast. http://mandiemarie.com.
Tradução livre: Mirela Sartori

Um comentário: