O que é a Igreja?


Muita gente pensa que Igreja é um lugar onde vamos aos domingos para "procurar Deus". Igreja nunca foi e nunca será um lugar feito de cimento, bloco ou qualquer outro material de construção. A Igreja são as pessoas. Mas, que pessoas são igreja? Todas? Não! Só são igreja as pessoas que um dia aceitaram a Jesus como Rei e Senhor de suas vidas. E o permitiram ser o cabeça (v.15). 

Em Efésios 4 podemos entender o que é a Igreja de Cristo. Lá a Igreja é citada como um corpo (v.4). No corpo existem vários partes/membros. E cada um de nós (aqueles que tem Jesus como Senhor) somos um desses membros (v.25). E como no corpo natural humano não existem membros mais importantes do que outros, assim também acontece no corpo de Cristo. 

A única diferença que há nos membros do corpo são as funções. Paulo dá um bom exemplo disso quando diz " E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. " (v.11-12). Mas, você pode estar pensando agora: Eu não sou nenhum desses membros, pois não realizado essas funções. Não se "desespere"! Esses são só exemplos. Há muitas outras funções no corpo de Cristo. 

Conhecer a nossa função no corpo de Cristo é fundamental. Logo no início do capítulo lemos: Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados (v.1). É importante sabermos qual é a nossa vocação/função no corpo para que o funcionamento desse corpo vá bem. Pois, se um membro sofre todos sofrem com ele. Se a nossa perna fosse arrancada do nosso corpo, nós sentiríamos a falta dela? Da mesma forma ocorre quando um de nós não realizamos de forma eficaz e digna a vocação que o Senhor (Cristo o cabeça) nos designou. 

Esse assunto é bem interessante e requer mais tempo para explicá-lo melhor. Em outro momento retornarei a falar dele. 

Agora vejam esse vídeo que resume um pouco o que foi dito.


A igreja é Você.
 A igreja você com um propósito: 
de amar a Deus e amar os outros.
 A igreja é você com uma missão:
 ligar o que não estar ligado a cristo e 
juntos crescer em total devoção a Ele. 
A igreja é você com um plano: 
de estar ligado a Deus servindo,
liderando alguma célula na comunidade,
usando os seus dons e paixões e
 transmitindo a sua fé aquele que não conhecem a Cristo!



Autora: Jamille Dória.

* Deixe nos comentários o versículo que mais chamou sua atenção e porque.

4 comentários:

  1. Esse capítulo é lindo e vários versículos me chamaram a atenção, então vou colocar alguns e fazer um breve comentário:
    Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
    Efésios 4:2
    Lembro desse versículo quando Jamille comentou no grupo caseiro e guardei o que ela disse, pois foi importante, essa parte "suportando-vos" não significa tolerar, significa conviver com os irmãos apesar de todos nossos erros em amor.

    Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.
    Efésios 4:8
    Esse é simples e fácil de entender, quando Jesus já ressuscitado estava subindo aos céus ele deixou o Espírito Santo para habitar em nós e nos dar dons para edificação.

    Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
    Efésios 4:12
    Cada função, cada homem-dom são para a edificação, para o aperfeiçoamento dos santos.

    Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
    Efésios 4:16
    O corpo de Cristo é um só, ou seja, a igreja é uma só, um corpo só cresce se todos os membros estiverem ligados e recebendo as ordens do cabeça que é Cristo.

    Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
    Efésios 4:22
    E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
    Efésios 4:24
    Devemos andar em santidade e largando nossas antigas "paixões mundanas", só desse modo somos considerados realmente Filhos de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Igreja não poderia ser estrutura, porque Igreja tem vida!
    Igreja é noiva, Igreja é, se me permite dizer, o sonho de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Efésios 4 em geral é perfeito, porque essa é umas das verdades que precisamos aprender, mas em Efésios 4:15 diz: antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em TUDO naquele que é a cabeça.
    ...Que a cada dia possamos fazer parte do corpo de cristo, minha Mãe as vezes diz que: "Devemos todos os dias nos entregar a cristo". Acredito que isto é algo necessario para nossas vidas daqueles que estão em cristo, que venhamos negar a nós mesmos e passar a fazer parte do corpo de cristo, que venhamos ser membros usados pra edificação da igreja.

    - Deise Santos.

    ResponderExcluir