Honre quem se deve honrar.




Se Deus constituiu essas pessoas como autoridade sobre você, seja pai, mãe, patrão, líder, pastor, presidente, não importando se é em contexto a pessoa é ou não cristã. Deus institui cada um no seu devido lugar, se não somos capazes de respeitar a autoridade, que direito teríamos se por algum motivo chegássemos a exercer tal função? É tolice achar que se pode desrespeitar e quando for nossa vez, seremos respeitados, porque o desrespeito prova a nossa incapacidade para exercer a função.

Agora respeitar não é aceitar tudo, nem deixar de discordar, mas agir de forma coerente, sem ofender, fazer o melhor da melhor forma, e à medida que algum erro acontece, devemos denunciar, repreender, buscar levar ao arrependimento e a restauração, mas tudo isso com o devido respeito que Deus da a cada pessoa. A intenção não seja vingança, mas zelo pelo que é certo, e isso se faz do jeito certo, não é com o erro que acertamos, mas com a consciência do erro e atitude corretora. 

Ao mais, Paulo nos fala da armadura e poderia gastar-se páginas para explicá-la, como muitos fizeram. Mas eu me deterei em outro detalhe, na atitude do guerreiro com armadura.

Paulo fala de oração e suplica, e em 2 versículos coloca o maior campo de batalha do cristão. Falar tudo conforme está em seu coração, em todo tempo de forma vigilante para ser perseverante e por todos os santos, e pede oração especificamente pelos suas necessidades compelindo-nos a ser específicos também quanto aos nossos pedidos e orações a Deus. As vezes orando a Deus percebo quando depois de algum tempo, minha oração parece vazia e Deus fala que está assim, porque de tanto polir a oração, eu de fato, não falei nada. Assim eu recomeço e digo diretamente o que esta no meu coração, seja um desejo pecaminoso, um pensamento egoísta, alguma dor, um pedido sincero de uma verdadeira necessidade, não importa o que eu digo, se Ele já sabe, não adianta polir o que Ele sabe que é pedra bruta, a Deus não enganamos.

Em oração, diga o que quer dizer, com respeito, mas com sinceridade. Se o que você quer for mal, Deus sabe mesmo que você mascare, Ele não espera que nós só venhamos com pedidos certinhos, Ele quer que tenhamos o coração certo, e se existe algum mal, Ele tratará devidamente, inclusive e não dando o que queremos. Vou pegar uma carona nas palavras de Pau Washer, Deus sempre responde a oração, mas a afirmação de que as vezes a resposta é não, essa eu não aceito. A resposta de Deus pode não ser especificamente o que quero, mas ele é galardoador dos que o buscam, haverá uma resposta favorável a minha oração sempre, com ou sem a resolução do meu caso. Deus honra a busca!

Autor: Felipe Wagner.

2 comentários:

  1. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
    Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

    Efésios 6:1-2
    Devemos honrar nossos pais, honrar como diz no texto do Felipe, não é concordar com tudo, é ter respeito e ser coerente sem ofender, aumentar a voz, etc.

    Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
    Efésios 6:11
    Nos versículos seguintes, Paulo descreve como é essa armadura de Deus. Devemos estar com todas as peças, pois somos soldados nessa guerra espiritual e se não estivermos com todas elas seremos derrotados.

    ResponderExcluir