10 qualidades daquele por quem vale a pena Esperar.

Há exatamente 1 semana atrás postei no blog o texto: Você já fez a sua lista?, se você ainda não leu, leia antes de ler essa postagem, pois ela é o complemento dessa outra.

Como você descreveria o homem ideal? Um grupo de mulheres inteligentes recebeu a tarefa de descrever o homem por quem achavam que valeria a pena esperar. Sem hesitar, elas responderam: 

"Tem de ser um líder espiritual." 



Uma delas explicou a ideia da seguinte maneira: 

"Quero um companheiro que goste de falar de Jesus de uma forma que evidencie o grande amor que tem por ele." 

Muitos rapazes falam de Jesus por sessenta segundos, mas passam o restante do tempo conversando sobre o carro, o trabalho ou sua mais recente aquisição.


Antes de definir as qualidades específicas que desejamos encontrar em um "pretendente", devemos refletir um pouco sobre alguns estereótipos físicos. Se temos procurado um belo louro de olhos azuis, ou um moreno, alto e bonitão, precisamos entregar nossos desejos a Deus. Todas nós temos algumas preferências. Contudo é necessário colocá-las nas mãos do Senhor. Muitas mulheres rejeitam tesouros maravilhosos porque a embalagem deles não se encaixa em seus requisitos pessoais. Não raro, há rapazes que agradam aos olhos, mas deixam nosso coração vazio.


Devemos casar-nos com alguém pelas qualidades que se evidenciam nele no presente, e não por aquelas que esperamos que ainda vá desenvolver. O erro mais comum relativo a casamento é a união com alguém que se espera mudar. Como é quase impossível modificar uma pessoa, precisamos estabelecer um padrão que nos permita assumir um compromisso para casamento apenas com aqueles que apresentem as qualidades listadas abaixo.


Vale ressaltar que essa lista não foi escrita por Deus ao pé da letra como está, mas, foi escrita baseada na bíblia, que deve ser o nosso manual em toda  e qualquer situação.

1. Assume um compromisso primeiramente com Jesus. O marido ideal é aquele que antes de assumir um compromisso com você, assumiu com Jesus. Em consequência desse "contrato" feito com Jesus, Ele busca obedecer a TUDO que a palavra do Senhor diz. A esposa do pastor/cantor/compositor Daniel Souza uma vez pediu para ele lhe escrevesse uma canção. Ele respondendo ao seu pedido compôs " Cada vez te amo mais, eu te amo. Cada vez te amo mais, eu te amo, Jesus. Eu te amo, Jesus.." A maior prova de amor que um homem pode te dar é amar a Jesus(Deus) sobre todas as coisas.

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 22:37-39)

2. Coloca as necessidades de outros à frente das próprias. Esse homem aceita as pessoas da maneira que são, amando-as mesmo quando o sentimento não é recíproco. Ele persiste em amar por causa do compromisso que tem com elas, e não baseado naquilo que sente. 

"Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros." (Fp 2:3,4) 

3. Regozija-se em seu relacionamento com Cristo. Não é preciso perguntar-lhe se é crente. A alegria no Senhor é evidente em sua vida. 

"Tenho-vos dito estas cousas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso 
gozo seja completo." (Jo 15:11) 

4. Mantém relacionamentos positivos. Procura relacionar-se bem com todos — desde os amigos até os pais. Ouve opiniões diferentes das suas com tranqüilidade. Tem força para afastar-se de uma briga. Esforça-se para perdoar àqueles que agiram mal contra ele e busca corrigir os próprios erros. Não guarda rancores. 

"Segui a paz com todos..." (Hb 12:14) 

5. Recusa-se a passar à frente de Deus. Não age apressadamente para ser, fazer ou obter algo, mas espera o tempo de Deus. Controla a impulsividade para que esteja no centro exato da vontade de Deus. 

"Descansa no Senhor e espera nele..." (Sl 37:7) 

6. Procura ajudar ao próximo de maneira prática. Não cuida apenas dos próprios interesses, mas procura ajudar o carente. Importa-se com o bem-estar de todos e está disposto a dispor de dinheiro, tempo e energia para benefício alheio. 

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos..." (Ef 4:32) 

7. Defende o que é reto. Detesta tudo que é contrário ao caráter santo de Deus. Aqueles com quem trabalha/estuda o consideram um homem íntegro. 

"Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal... glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem..." (Rm 2:9,10) 

8. Cumpre as responsabilidades que Deus lhe dá. Usa os dons que Deus lhe deu e sabe que, mediante Jesus, pode realizar tudo que Ele lhe ordenar. Não é soberbo, nem tem sentimentos de inferioridade. Não é um sonhador, que deseja ter mais habilidades do que tem, mas um obreiro diligente, que faz uso dos dons que recebeu. É digno de confiança e não abandona nenhuma obra, ainda que difícil, sem antes concluí-la. 

"Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja 
encontrado fiel." (1 Co 4:2) 

9. Entende a importância de sentimentos e emoções. Algumas mulheres sentem-se atraídas a homens autoritários porque acreditam que seu domínio lhes garantirá segurança. Outras casam-se com homens a quem podem dominar, mas acabam por desprezar-lhes a fraqueza. A melhor alternativa é um indivíduo sensível — ele toma a iniciativa de liderar, sem ficar insensível aos sentimentos da esposa. 

"... como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade." (Cl 3:12)

10. Foge da tentação de ceder. Esse homem recusa-se a permanecer em ambiente ou situação sensual, imoral ou impura. Não mantém amizades que levam à bebedeira. Evita palavras que possam causar conflitos ou ciúmes. Não permite que as emoções o dominem nem que a ira o destrua. 

"Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem 
domínio próprio." (Pv 25:28) 

Essas qualidades não representam ideais pouco realistas. Sabemos que não é fácil possuí-las, mas quando um homem segue a Jesus, o Espírito Santo ajuda-o a alcançá-las. O homem de Deus é aquele que está buscando conformar-se ao caráter de Cristo.

E, mais ou vez, faço a pergunta: Você já fez a sua lista? Experimente colocar esses pontos e seja uma mulher de convicção e criteriosa. Lembre-se que casamento é para sempre, ou melhor - Até que a morte os separe.


 Texto retirado do livro: À espera do Amado.
Adaptado por: Jamille Dória.

Recomendo a leitura desse livro. 
Você pode comprá-lo ou ler em pdf. clique aqui

Tem alguma dúvida?


5 comentários:

  1. Muito Bom este post!

    Mulheres que são princesas devem procurar príncipes. Sendo feliz primeiramente, sabe esperar sem ansiedade louca de ter que ter alguém e confiar que um dia, sendo da Vontade de Deus, ele vem.

    Não devemos nos deixar levar pelas pressões do mundo, ele precisam de satisfação do eu, porque não tem o amor e a alegria de servir a Jesus. são vazios em si mesmo e não conseguem entender como ser feliz simplesmente por ter Jesus.

    Espere, avalie, não se precipite, seja racional e não somente emocional, muitos homens sabem enganar... avalie tendo como base o que Deus daria para uma filha Sua.

    Deus as guie!

    ResponderExcluir
  2. Jam...
    Deus continue te abençoandooo
    Texto muito bom!!
    Kelly

    ResponderExcluir
  3. Jam...
    Deus continue te abençoando!!!
    Texto muito bom!

    Kellyane

    ResponderExcluir
  4. Sei que o post é mais para as mulheres, mas, deixarei meu ponto de vista sobre o assunto. Será muito difícil ou praticamente impossível alguma mulher encontrar o homem perfeito, afinal, os verdadeiros varões de Deus, são aqueles que estão em constante busca da perfeição, a partir da Fé que tem em Deus. Perfeito, só Jesus. Porém, há realmente, muitas coisas que um homem deve seguir a fim de merecer a sua princesa guardada por Deus. A vida em Cristo é um preparo para o momento em que Deus colocar em nosso caminho a pessoa certa. Nós, homens, devemos ser pacientes, devotados ao trabalho, termos Fé e vivermos essa fé diante do povo, termos uma vida de ampla transparência, amarmos esse povo sem restrições e sermos humildes. Se o homem aceita o desafio da chamada, acumula o preparo necessário e se dedica ao trabalho com fé, transparência e amor, com certeza Deus irá atuar grandiosamente em seu ministério, e é aí que ele vai ter que demonstrar toda a sua humildade.

    ResponderExcluir
  5. Esses 10 itens são com certeza muito importante para conter na nossa lista!
    Mas quando estava lendo, direcionei-a para mim, e comecei a analisar se eu sou assim, se tenho essas qualidades em mim...
    Porque eu quero ter alguém assim, mas quero ser assim para alguém também!
    Vejo que não sou totalmente ainda, mas continuarei buscando ao Senhor, pois Aquele que começou a boa obra em minha vida é fiel e justo para terminar.


    Sempre fico maravilhada com as mensagens desse blog!
    Obrigada Jam por ser canal de Deus para nossas vidas!

    ResponderExcluir