Com quem eu devo me casar? (Parte 1)



Esta pergunta muitos gostariam de fazer a Deus, caso pudesse obter a resposta em voz audível. Será que Deus interfere na escolha do nosso parceiro ou parceira? Será que ele nos orienta nessa escolha? Como será que ele nos responde? Por profecia? Ou será que, neste assunto, ele se omite completamente e não responde nada?

Em resposta à consulta feita a Deus pelos líderes da tribo de Manasses, acerca do casamento das filhas de Zelofaade, e, baseado em outros tantos textos, poderemos encontrar respostas para todas essas perguntas. A Bíblia tem a resposta.

Zeloofaade era um israelita pertencente à tribo de Manasses, um dos filhos de José que viveu nos dias de Moisés. Ele era herdeiro de uma grande herança. Possuía cinco filhas: Maalade, Noa, Tirza, Hogla e Milca, mas não possuía nenhum filho homem que, por lei, deveria ser o herdeiro do pai e exercer o papel de primogênito.

Os chefes das tribos foram até Moisés e lhe perguntaram: - Com quem devem ficar as terras de Zelofaade quando este falecer? Moisés foi a Deus, e Deus lhe disse: com as filhas dele.

Eles ouviram e acataram a determinação de Deus, mas foram outra vez até Moisés e disseram: - Se estas damas resolverem se casar com rapazes pertencentes a outras tribos que não a nossa de Manassés, como ficará a situação? Pois, nesse caso, a herança passaria a ser dos seus maridos e consequentemente de outra tribo.

Então fica a grande questão: Com quem devem se casar as filhas de Zelofaade? Mais uma vez, Moisés corre aos pés de Deus em busca dessa resposta.

Coitadas das moças Maalade, Noa, Tirza, Hogla e Milca, pois seus casamentos passaram a ser assunto de domínio publico e político. Todo mundo achou-se no direito de opinar. Na tribo não se falar em outra coisa a não ser no casamento das filhas de Zelofaade. Há momentos assim em que todo mundo se acha no direito de opinar no nosso casamento. Familiares, irmãos da igreja, amigos, todos tem algo a falar quanto a isso. E algumas vezes ainda temos os profetas ou profetisas que se acham no direito de trazer uma mensagem de Deus, indicando-lhe um companheiro (a).

Em meio a tanta confusão, Moisés resolveu recorrer a Deus para trazer luz ao problema e aliviar as expectativas dos líderes políticos. E ele perguntou: - Senhor, com quem devem se casar as filhas de Zelofaade? E Deus lhe respondeu.

Quando Moisés retornou daquela tenda construída para a reunião, anunciou a decisão do Senhor sobre o casamento. Além de lideres da tribo, havia uma pequena multidão de jovens ansiosos por ouvir o resultado. Disse Moisés então: - Esta é a palavra que o Senhor falou acerca das filhas de Zelofaade: “Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos” (Números 36:1).
Esta decisão de Deus tornou-se lei em Israel naquilo que se refere à heranças. Além disso ela deixou-nos algumas lições:
  •   Deus reafirmou o direito de livre escolha para ambos os cônjuges.
  •   Ninguém tem o direito de interferir nesta decisão. Pais, mães, parentes, amigos podem opinar, mas a decisão final fica com a própria pessoa.
  •  Deus não escolhe marido ou mulher para ninguém. Ainda sendo ele soberano, ele não impõe a ninguém qualquer decisão que seja da competência do ser humano, o qual é dotado do livre arbítrio. Ninguém se sentirá responsável nem poderá ser cobrado por aquilo que não escolheu livremente e nem opinou. Por causa disso, ele nos deu a livre escolha no que se refere a cônjuge.
A resposta de Deus para Moisés foi esta: “que sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos”.

É como se Deus dissesse: Moisés, isto não compete a mim, é uma decisão inteiramente delas. Eu não vou impedir nem decidir nada. É um direito inteiramente delas.

A única vez que Deus “escolheu” uma mulher para um homem foi no Éden, quando Deus trouxe uma mulher já prontinha para Adão, seu filho. Deveria ser a mulher mais bonita do mundo, mas mesmo assim, no primeiro problema que surgiu, Adão procurou dividir com Deus sua culpa, alegando: “a mulher que Tu me deste...”. Deus deve ter pensado: nunca mais escolherei mulher para ninguém! Por isso, Deus responder para Moisés: que se casem com aquele que agradar aos seus olhos.

Mas Ele, como Pai nos da orientações, conselhos e padrões para que essa escolha seja feita da forma mais correta possível e nos traga enorme compensação e felicidade.


Continua na Parte 2. ;) 



- Retirado do livro: Com quem devem se casar as filhas de Zelofaade? Pr. Rosivaldo de Araújo. 
Link do livro em Pdf: http://pt.scribd.com/doc/79750251/zelofaade.
Adaptado por: Jamille Dória.

6 comentários:

  1. Amém,é verdade Deus nos deu a livre escolha de podermos escolher o nosso conjugue, e assim poder abençoar a nossa escolha , perfeito texto !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Me edificou, tirou minhas dúvidas. Deus abençoe Jam!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Acho esse livro muito bom, todos os solteiros deveriam ler, com essa sua iniciativa estará abençoando a muito.
    Deus continue te conduzindo!
    Lívia Dória Alemida.

    ResponderExcluir
  4. Ele é muito bom mesmo.
    E foi você que me deu pra ler. hehe
    Amém!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa primeira parte. Eu confesso que já fui daqueles que preferiam seguir a opinião dos outros com medo de errar, mas hoje, com a Fé que eu tenho no propósito de Deus, sei que posso esperar confiadamente, se necessário, e seguir a minha escolha com toda fé!

    ResponderExcluir